Humildade,Simplicidade e Compaixão- Dr. Edward Bach********** Humildade, Simplicidade e Compaixão- Dr. Edward Bach********** Humildade, Simplicidade e Compaixão- Dr. Edward Bach********** Humildade, Simplicidade e Compaixão- Dr. Edward Bach

domingo, 29 de maio de 2016

Reflorescendo Mariana - Abril e Maio



                                     Reflorescendo Mariana - Abril / Maio
       Os meses de Abril e Maio chegaram com muitas surpresas boas. O Projeto Terapia Floral Reflorescendo Mariana vem crescendo e com ele as flores pelos caminhos!

       Atualmente, as principais vias de trabalho do Reflorescendo Mariana vêm sendo O grupo de Atendimento em Barra Longa, subdistrito de Mariana (MG), e o Atendimento Domiciliar às famílias, em áreas espalhadas pela cidade. Esses dois caminhos realmente se firmaram e estão em expansão. Isso comprova que a eficácia da fórmula utilizada e a divulgação boca-a-boca vêm sendo nossas maiores aliadas. As indicações para a visitação com a Terapia Floral nas residências de famílias de Bento Rodrigues, distrito destruído pelo mar de lama que atingiu a cidade de Mariana (MG), com a queda da Barragem do Fundão, têm chegado por várias direções. Não que tudo esteja caindo do céu, mas conversando com um aqui outro ali, pouco a pouco vão surgindo pessoas pelo entorno. Um que ouviu e repassou pro outro, que conhece logo alguém que precisa do apoio emocional... e “lá se vai”.  É importante lembrarmos que Mariana é o principal núcleo de moradia oferecido aos que perderam absolutamente tudo de suas vidas, com a extinção de Bento Rodrigues.

Duas Famílias da cidade de Bento Rodrigues, recebendo atendimento domiciliar com a Terapia   Floral em Mariana. Casas alugadas pela Samarco.


       Até o momento, cadastramos 30 famílias que estarão recebendo mensalmente as garrafinhas com a fórmula floral elaborada por Sandra Epstein, pesquisadora do sistema Ararêtama. Os resultados estão sendo bastante positivos, permitindo que os florais sejam conhecidos e indicados para outros atingidos, muito rapidamente. “Estou dormindo muito bem e meu cabelo parou de cair. Obrigada, por tudo”. Este é um exemplo dos depoimentos que recebemos. Também conseguimos quatro voluntários para manter a distribuição da fórmula floral nas comunidades, durante os intervalos de nosso trabalho presencial. Duas pessoas em Barra Longa, uma em Mariana e a quarta, uma missionária que já está levando a fórmula para Gesteira, um dos vilarejos também atingidos. Nestes lugares mais afastados, o acesso é bem difícil e fica comprometido de acordo com o clima. A estrada é de barro e quando chove fica impossível chegar lá. Todos eles, anjos do caminho! Carol foi um dos enviados que nos chegou, na nossa busca árdua por atingidos. Ela tem sido uma parceira muito importante para o repasse dos florais junto às famílias.

Carol Sousa , estudante e moradora de Mariana. Voluntária na causa de captação de pessoas atingidas pela tragédia e de distribuição da fórmula floral.         




     Outra grande conquista deste bimestre, que nos deixou bastante otimistas, foi em direção ao núcleo de Terapia Floral que almejamos implantar na região. Nossa meta é capacitar moradores, que tenham certa relevância dentro das comunidades, de modo a garantir a permanência e o desenvolvimento da Terapia Floral por lá. Concordamos com o conselho de Sandra Epstein: “Uma coisa eu sei por experiência, o trabalho que não nasce de uma comunidade que a sustente, não cria mudança verdadeira. A filantropia é ok, ajuda, mas só transforma quando a comunidade assume. Senão morre. Não pode depender de você, se depender do teu sacrifício, morre”. Estamos certas de suas palavras e, claro, nos empenhando na construção de meios para manifestá-las. Ilma Albergaria é a 1ª representante deste lindo projeto. Aceitou meu convite para fazer o Curso de Florais de Bach,  formação internacional da Healingherbs , que iniciei neste mês de Maio aqui no Rio. Ilma, é uma guerreira que vem ultrapassando várias dificuldades para realizar o objetivo de ajudar, da melhor maneira possível, sua comunidade.


Ilma e Eu na casa da sede da RioFlor. Maio de 2016

      Em Abril, saímos de Mariana com mais uma esperança no coração. Um contato nos indicou uma reunião com famílias de Paracatu, mais um dos vilarejos atingidos. O encontro aconteceu neste mês de Maio e, para nossa satisfação, todas as famílias aceitaram as garrafinhas com os florais. Nosso próximo passo: elaborar o modo de dar seqüência aos atendimentos com estas famílias já cadastradas. Seja através da formação de novos grupos terapêuticos ou pelos atendimentos domiciliares. Dependerá das oportunidades que surgirão. Outras fontes nos encaminharam para escolas onde estão estudando as crianças de Bento Rodrigues e Barra Longa; tentaremos acionar famílias por lá também.
        Particularmente, minha passagem por Mariana é sempre muito corrida e intensa. A viagem é longa e a rotina de trabalho bem puxada, ao longo dos dois dias que posso estar lá. No entanto, o cansaço é vencido pelo prazer de ver o projeto Reflorescendo Mariana avançando e colaborando com tantas vidas. Por esse motivo, aproveitamos para agradecer a todos que generosamente vêm colaborando mensalmente com a nossa campanha: Doe 10,00 mensais e ajude a Reflorescer Mariana. Sem este apoio, seria muito difícil seguir. E, mais uma vez solicitamos sua contribuição e a colaboração na divulgação da mesma. Através desta simbólica doação, você estará ajudando a levar amor e nutrição emocional a estas pessoas tão fragilizadas e a uma região que vem progressivamente sentindo os enormes prejuízos deste desastre ambiental. Nosso especial agradecimento à nossa mais nova parceira no projeto: Bete Nogueira, que nos ofertou com uma Página no Facebook : Reflorescendo Mariana , e tem sido nossa assessora de comunicação e braço direito nesta empreitada, se dedicando com inteiro compromisso e respeito à causa. Eternamente gratas a você, Bete.
 Participe, sua contribuição é muito importante para nós, para Mariana & Minas Gerais e para o crescimento da Terapia Floral no Brasil.
Abaixo, segue imagem com informações complementares.




Um forte abraço em flores,
Daniella Oliveira - Terapeuta Floral e Holística - Diretoria de Trabalhos Sociais da RioFlor, Coordenadora da Terapia Floral na Rede Postinho de Saúde da Mulher/ RioFlor, Terapeuta Floral e Coordenadora do Núcleo de Terapias Integrativas e Complementares da Rede Postinho de Saúde da Mulher, atuando desde 2010, nas comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Contato: 97149-0449
Para maiores informações sobre o projeto Terapia Floral Reflorescendo Mariana, Acesse:  site de Araretama ou Blog da RioFlor.
Ana Luicia Pedrozo - email: alpedrozo@uol.com.br
Daniella Oliveira – email: do.tnh@hotmail.com

Rio de Janeiro , 26 DE Maio de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário